Imagem capa - O que perguntar para o seu futuro Fotógrafo? por Diego Simas| Fotógrafo de Casamentos | Curitiba e Balneário Camboriú
Dicas Noivos

O que perguntar para o seu futuro Fotógrafo?

Os fotógrafos são profissionais essenciais no casamento, sem puxar sardinha mas são os mais importantes, afinal são eles que irão fazer todo o registro e serão responsáveis por eternizar as memórias. Para auxiliar na hora da contratação do fotógrafo certo para contar a sua história, separamos algumas dicas e dúvidas que você deve tirar antes com os profissionais. São perguntas únicas e importantes para que você não tenha surpresas no futuro :)



1- Qual é o estilo do fotógrafo? Há uma empatia entre o casal e o profissional?

Antes de mais nada, é importante que os vocês noivos decidam qual estilo de fotografia mais gostam. Assim poderão marcar reuniões com fornecedores que atendam às suas expectativas e sonhos.

É muito importante o casal saber o que o fotógrafo pensa em relação a fotografia de casamento, se é apenas registrar os fatos mais protocolares, fazer fotoreportagem, fotojornalismo ou algum tipo de fotografia autoral.

Procure saber o estilo do fotógrafo, seu estilo e abordagem. Também é interessante perguntar sobre a autoria das fotos que estão em seu site, se são todas suas ou se ele clica juntamente com fotos de outros membros da sua equipe, afinal essa equipe tem que ser a mesma do seu casamento.

Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo



2- Quem vai fotografar meu casamento? Quantos fotógrafos estarão presentes?

Algumas empresas têm várias equipes, para poder atender mais de um casamento por dia. Outras têm um fotógrafo principal, que vai acompanhado de assistente ou segundo fotógrafo freelance no dia.

Nessas duas formas de trabalho, é essencial que os noivos peçam para ver o portfólio das pessoas que estarão com eles no casamento, afim de evitar surpresas. Já alguns trabalham com dois fotógrafos principais, que fotografam todos os casamentos juntos. Dessa forma fica mais fácil analisar o estilo que as suas fotos terão e você evitará surpresas desagradáveis.

3- O que está incluso na cobertura?

Cada empresa oferece tipos de pacotes diferentes. Algumas coisas importantes muito importantes para você verificar: se o fotógrafo entrega as fotos do casamento em alta resolução sem logomarca, se estas fotos vêm editadas e tratadas e se o making of do noivo está incluído ou precisa ser contratado separadamente. Não esqueça de perguntar sobre o tempo de Cobertura do Evento e a quantidade de fotos que serão entregues.

Perguntas-10-essenciais-para-o-fotógrafo

4- Peça para ver  casamentos reais, não somente redes sociais.

Fica mais fácil mostrar boas imagens pegando uma ou duas de cada trabalho, afinal qualquer fotógrafo com uma camera consegue tirar 5-10 fotos boas em um casamento! Ver o trabalho finalizado, contando uma  história do início ao fim, é imprescindível para determinar a qualidade do fotógrafo. Peça sempre para ver um trabalho completo do seu futuro fotógrafo!

5- Quantos eventos vocês fotografam por dia?

Empresas que atendem apenas um evento por dia conseguem dar mais atenção a cada cliente, entregando assim um trabalho bem caprichado. Pergunte ao seu futuro fotógrafo sobre isso, afinal voce quer alguém que se doe por completo no seu casamento.

Perguntas-essenciais-para-o-fotografo-equipe

6- Em quanto tempo entregam as fotos?

Nada mais chato do que ficar meses esperando as fotos do seu casamento não é? Pergunte para seu fotógrafo e garanta isso no contrato.

7- Como vocês se preparam para imprevistos?

Imprevistos podem acontecer e todos profissionais precisam estar preparados para estas situações.

Perguntem na reunião como os fotógrafos agiriam em situações adversas, e por aí vocês podem sentir se eles estão preparados para imprevistos. Normalmente, os fotógrafos têm um plano B e poderão tirar suas dúvidas. Pesquise o histórico da empresa, converse com pessoas que conhecem o trabalho para estarem mais seguros. Voces podem pedir o contato de outros noivos anteriores para ter essa tranquilidade.

8- Possuem equipamento extra ou backup das fotos?

É claro que ninguém gosta de imaginar ter que passar por uma situação difícil dos fotógrafos perderem equipamentos ou fotos. Mas é sempre bom saber o que os profissionais fazem para se precaver quanto a possíveis perdas.

Nós, por exemplo levamos equipamento BKP, igual ao que eu levo em mãos, no carro, para uma eventualidade de quebra ou roubo. E tudo no seguro da Porto Seguro. Quanto aos cartões que gravamos as fotos e vídeo, temos um sistema carregamos conosco até o final do evento e ainda na festa é feito um backup de garantia no Notebook. Assim, eliminamos todas as possibilidades de perda de material. Afinal ninguém sabe o dia de amanhã.

Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo-equipe

9- Qual será o cronograma no dia do casamento?

Como o fotógrafo irá tratar seu dia? Que horas ele chega? O que ele planeja? Converse sobre isso com ele. Faça ele lhe explicar como pretende trabalhar no dia mais importante da sua vida.


10- Leia o contrato com atenção

O contrato auxilia bastante com imprevistos, além de dar uma segurança maior para os noivos e o fotógrafo. Cláusulas como uso e direito de imagem, prazo para entrega do material e período que o fotógrafo vai trabalhar no dia são informações importantíssimas e que precisam constar no contrato.

Os casais devem verificar também quais são as multas previstas, o que está sendo contratado de verdade e o que é brinde ou extra. E, por fim, data de entrega e se há multa para atrasos.


Perguntas-essenciais-para-o-fotógrafo-contrato