Imagem capa - Roupas para o Ensaio Fotográfico por Diego Simas| Fotógrafo de Casamentos | Curitiba e Balneário Camboriú
Dicas Noivos

Roupas para o Ensaio Fotográfico

Esse é uma dúvida muito recorrente de todos os casais. Que roupa utilizar no ensaio fotográfico?


O primeiro passo, é a escolha do local, já considerando que o fotógrafo está contratado. Pense no lugar onde vocês se conheceram, deram o primeiro beijo, o pedido de casamento, a primeira viagem, isto é um momento que marcou a história de vocês. Uma outra hipótese é pensar em um lugar que ambos curtam como uma praia, fazenda, cidade específica e etc.


Agora sim é a hora de pensar: O que vestir no ensaio? Essa pergunta gera uma outro questionamento:, qual o estilo do casal? São românticos? Muitas flores, roupas em tons claros são uma excelente pedida. Tem aqueles que preferem contar uma história durante a sessão de fotos, simulando um pedido de casamento, cenas de amor na praia ou ainda regravar o trecho de um filme.  Caso os noivos gostem de algo mais engraçado e descontraído, as fotos podem seguir essa linha, com brincadeiras e até charges.

O estilo pode ser ainda o "Trash the Dress" (ou "suje o vestido", em bom português) que nasceu nos Estados Unidos, e é usado para se referir a um estilo de ensaio fotográfico que foge totalmente das fotos tradicionais da cerimônia. Só para você entender melhor, essa sessão de fotos geralmente têm lugares inusitados como cenário, totalmente diferentes do local em que você se casou ou vai casar. Aqui, a preocupação com o "estado" do vestido não pode existir, já que a ideia é justamente essa: que as noivas se soltem e fiquem à vontade!

Vale lembrar que o vestido alugado para essa ocasião não é o original, ou seja, não tem nada a ver com aquele que você escolheu para o casamento.

Diferente da cultura americana, em que as noivas podem "estragar" os vestidos, as noivas brasileiras são mais cuidadosas e gostam mesmo é de fotografar em lugares interessantes, onde o glamour e a beleza do vestido contrastam com o local escolhido pelo casal, que pode ser a praia, o campo ou as ruas da cidade.


Enfim, acho que a beleza das fotos está em transmitir a essência do casal, mesmo que saia do convencional. Pensem em algo que de fato reflita a história de vocês e que qualquer pessoa que olhar as fotos possa realmente vê-los nela!


A seguir alguns ensaios com temas variados.